História do Karaokê

 

 

O que é Karaokê?

O Karaokê é originário do Japão. Nasceu na cidade de Kobe. A palavra Karaokê é uma combinação de duas palavras abreviadas: "KARA", que vem de karappo e significa "vazio" e "OKE", que vem de okesutura e significa "orquestra".Entre as inovações tecnológicas atuais como o vídeo-laser, o CD, etc, surgiu também o aparelho Karaoke-Player que rapidamente invadiu os lares do Japão e tornou-se um dos entretenimentos mais populares e, agora, difundido em todo o mundo. O RealOrche trouxe para a tela do computador esta maravilhosa ferramenta de entretenimento.

O que são arquivos MID?

A interface MIDI (Musical Instrument Interface Digital) permite utilização de computadores com multimídia para a conexão de instrumentos musicais eletrônicos para criar, aprender música e, o mais importante, se divertir.
Há de fato três componentes na MIDI que são: o Protocolo de comunicações (linguagem), o Conector (interface de hardware) e o formato de distribuição chamado Arquivos padrão MIDI (standard).Uma das razões da popularidade dos arquivos MIDI é o fato dele ser diferente dos demais arquivos digitais de áudio (.wav, .aiff, etc.) ou até mesmo dos CD's ou fitas cassetes, pois um arquivo MIDI não necessita capturar e armazenar sons atuais. Ao invés disso, o arquivo MIDI é apenas uma lista de eventos que descrevem os passos específicos que um “soundcard” ou outro dispositivo de play-back tem que fazer para gerar determinados sons.Assim sendo, os arquivos MIDI são bem menores que arquivos digitais de áudio. Os eventos também são editáveis, pois permite, quando desejado, que a música seja rearranjada, editada e, até mesmo, composta interativamente. Para realizar isto, o arquivo midi é estruturado através de "canais". Geralmente, cada canal tem um instrumento correspondente associado.

O que são arquivos KAR?

Quando o MID encontrou com o Karaokê, adivinhe o que deu...
Casamento Perfeito! Se o karaokê nasceu no Japão, dizem que karaokê no PC nasceu na França. O seu pai é Jean-Pierre Cocatrix com o seu primeiro shareware sob DOS: O “Karados”. Certamente, deve haver mais de um pai do karaokê no mundo. Em 1993, Jean-Pierre Cocatrix teve uma idéia: por que não associar um arquivo midi a um arquivo de texto que contenha a letra da canção? O que estava faltando era um software que mostrasse a letra sincronizada com o ritmo da música! Isto foi consumado. O karaokê no PC acabara de nascer! O arquivo de texto foi inserido diretamente dentro do arquivo midi, em uma área reservada (o primeiro canal). Claro que mais de um padrão foi definido no mundo. Embora hoje exista vários outros padrões, mas os mais comumente usados são estes: KAR (com extensão de arquivo .kar) e o STAR3 (com extensão .st3). Note-se que arquivos kar são executáveis em qualquer programa Midi-Player (como exemplo o Windows MediaPlayer): Para isto deve-se renomear as extensões de “.kar” para “.mid”. No entanto, nenhuma letra será exibida. Para a exibição da letra, você deve utilizar-se de um programa Karaoke-Player.

 

O que são arquivos ST3?

 

Os Americanos inventaram o transistor, porém foram os japoneses que revolucionaram a industria de eletrônica. Assim aconteceu também com o Karaokê no Pc . Os Franceses inventaram o programa de karaokê no computador. Porém novamente foram os japoneses que deram nova luz e lançaram essa novidade em caráter mundial. O padrão ST3 (RealOrche) foi criado originariamente pela Creative (Sound Blaster) (Japão) em sua filial na Coreia. Ele é o resultado da evolução natural da tecnologia dos arquivos midis pra kar e dai para o st3. O Padrão st3 se diferencia do kar na forma como é apresentado nas telas do karaokê. O Padrão kar é silábico e estático, acompanha a estrutura monossilábica da letra em tempo único e igual. Ou seja ele não permite a variação temporal de uma silaba. O padrão St3 é progressivo e dinâmico, acompanha a melodia o compasso e a estrutura interpretativa do cantor original. Ou seja, ele é apresentado com o tempo igual de duração ao da nota melódica representada. Isso permite uma interpretação dinâmica e progressiva da melodia nos padrões da canção original.    

 

O Real Orche, a evolução final.

 

O RealOrche funciona da mesma forma que as maquinas de videokê que são usadas nas casas especializadas e com varias vantagens. Com esse programa você pode usar seu PC domestico como um videokê de verdade e se divertir a valer. O programa RealOrche permite ao usuário mudar o fundo do programa, aceita imagens em JPG, BMP e AVI (video Clip) possui varias telas de layout (Skins), da nota ao cantor(a), criação e gerenciamento de álbum musical com busca por cantor ou canção, seleção de músicas por números, permite gravar a própria performance, controle de tom (feminino e masculino), ajuste de velocidade da música, controle de canais (elimina instrumentos) e ainda permite ao usuário fazer suas próprias músicas (RealOrche Editor)!!! Reproduz músicas no formato st3, kar e midi.